ARLA/CLUSTER : FM Estreito, uma recomendação que pode passar a ser obrigatória tambem para UHF.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Terça-Feira, 5 de Setembro de 2006 - 13:32:05 WEST


Prezados Colegas.

A pedido de várias * famílias *, voltamos a repetir na sua maior parte, uma informação por nós difundida em 24/02/2006 e actualizada.

Um numero significativo de colegas, têm-nos consultado sobre a possibilidade de alteração, mediante software (alteração de parâmetro no respectivo menu), quando tal é possível, para a crescente realidade dentro do segmento dos repetidores, tanto em VHF como em UHF e que é a designada emissão em  * FM Narrow* ou FM Estreito. 

Voltamos a alerta-los, que ao contrário do que muitos pensam, esta recomendação da IARU e agora implementada pela ANACOM, passagem do FM Wide para FM Narrow ,foi repetidamente aconselhada, principalmente para o segmento de repetidores de VHF, desde pelo menos a conferencia de Haia (Den Haag) de 1993. 

O que tem gerado alguma confusão, é que existem equipamentos de várias marcas que chamam á mesma coisa diversos nomes, assim, vamos tentar, utilizando a referencia de algumas marcas mais conhecidas, indicar o caminho á referida alteração :

ALINCO - Segundo uma pesquisa realizada por nós esta função só se encontra disponível para os equipamentos moveis desde da série DR-620 e superiores, tendo sido atribuída pela marca a designação  " Narrow Band ". 
Consulte : http://www.alinco.com/pdf.files/

YAESU - Mais uma vez por uma pesquisa realizada, esta função encontra-se presente desde a serie FT-2800 e superiores, para equipamentos moveis, tendo sido atribuída a designação  de " FM Bandwidth " ou "Mic Gain Control ". 
Consulte : http://www.yaesu.com/

KENWOOD - Todos os recentes equipamentos a começar pelo móvel TM-271 e subsequentes, possuem esta função, tendo sido designado pela marca "  Narrow Band FM Operation ", obviamente que o conhecido TS-2000 já se encontra preparado. 
Consulte : http://www.kenwood.net/indexKenwood.cfm?do=ProductGroup&ProdCatID=5&Group=5

ICOM - Também aqui todos os recentes modelos tem acesso via alteração de parâmetro de software a essa função, só que algumas vezes, como nas anteriores marcas, isso não é muito perceptível. O caso mais grave é o do conhecidissimo ICOM IC-706 MKIIG que na brochura de apresentação, em inglês, faz menção a esta "nova" possibilidade, " Narrow FM Capability", só que no Manual  do Utilizador é quase impossível  descobrir essa alteração. Também, nós, nos vimos confrontados com esta  discrepância,  mas depois de uns mail trocado com a marca no Japão, vimos as nossas duvidas esclarecidas. Assim, essa hipótese está contemplada na pagina 23 do Manual do Utilizador em Inglês na secção "Filter ON/OFF" aparecendo no Display um " N " indicativo da alteração em FM . Consulte em : http://www.icom.co.jp/world/products/amateur/index.htm ( Manuals Download )

Assim, aconselhamos todos os colegas que quando utilizem os repetidores, tanto em VHF como em UHF, utilizem SEMPRE o FM Estreito como opção primeira, pois, muito embora esta norma ainda não esteja implementada em UHF, muitos são os repetidores reaproveitados pelas associações do serviço comercial e que á muito são projectados para trabalharem mediante esta designação de emissão.  Alias, pela canalização preconizada é previsível que a curto ou médio prazo esta também seja uma realidade na banda do Serviço de Amador nos 70 cm.

Quanto ao rádios mais antigos, muitos são possíveis de ser alterados, bastando para tanto ter algum equipamento de apoio e o acerto no desvio em FM de 5Khz para 2,5 KHz  na largura de banda ocupada. Se não tem conhecimentos para tal, contacte o representante dos seus equipamento solicitando-lhe informações e a possibilidade desta simples alteração. Atenção, que a partir desta alteração alguns colegas, principalmente nos QSO`s em directo e que não estejam a utilizar esta norma, vão notar uma redução no seu *áudio. Alias, se todos tiverem a emitir em FM Estreito tal facto não é perceptível, diminuindo inclusive as interferências nos canais adjacentes.

Tecnicamente o FM Estreito ou FM Narrow é designada como emissão em 11K0F3E sendo o FM Largo ou FM Wide designada por 16K0F3E.

João Costa
CT1FBF




Mais informações acerca da lista CLUSTER