Re: ARLA/CLUSTER: Estações de números.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Segunda-Feira, 23 de Outubro de 2006 - 14:53:18 WEST

Olá Tiago
 Toma em atençaõ que as emissoras de meteorologia dos aeroportos e não só,
emitem uma serie de datos relativos ao tempo que são expressos em numeros.
No entanto antes de cada serie de numeros dizem a localidade e a unidade,
seja graus, milhas, milibares etc, o que não confere nada de mesterioso as
esssas emissões. As emissões de numeros e letras são na realidade algo de
secreto, que se escuta cada vez menos em onda curta, mas que ainda vão
aparecendo. Até hoje sabe-se que são codigos secretos, mas a sua fonte ou
destino é como é lógico, mantido afastado do radioouvinte. Alem das letras e
numeros tambem ja escutei emissões de tons, e de acordo com os tons que
escutei, e não acreditando que o destinatario dessas emissões possa dispor
de um sostificado equipamento de descodificador de tons, parece-me um
simples dó, ré , mi, fá, só , lá si, dó, e que cuja combinação de 5 tons
dará uma letra, porque eram transmitidos 5 tons de cada vez, sob a forma de
uma pequena melodia. assim seria possivel auditivamente escutar as letras
sem ser preciso recorrer dum descodificador de tom. 5 tons seria o
suficiente pra todo o alfabeto. (5x5=25 caracteres). para tal bastaria o
destinatario decorar as 23 melodias como se fosse CW para poder receber a
mensagem correctamente. Neste caso eu escutei a mesma sequencia de tons 5
minutos depois de ter terminado a primeira serie.

73 de CT4RK