RE: ARLA/CLUSTER: Vernáculo e ilusões.

Terça-Feira, 17 de Outubro de 2006 - 18:48:44 WEST

Prezado Carlos Gonçalves.

Mais uma vez lamento o AMIGO não poder estar presente na feira da ARVM, que quanto a mim é o maior certame que se realiza cá no burgo. Uma ressalva, não tenho nada a ver com a organização, mas louvo e é por todos reconhecida nacional e internacionalmente como muito boa o que é bem patente pelo o n.º crescente de participantes a todos os níveis, todos os anos. É antes de tudo, um local de encontro e convívio salutar de toda a comunidade radioamadoristica anualmente.

Penso que este ano e pelo que sei, teria alguns pontos de interesse para o Carlos, em especial a promoção do DRM pela DW e algumas área temáticas especificas.

Quanto a rxs e a txs de ano para ano decresce o n.º de equipamentos antigos, pois hoje em dia existem fórum on-line na Internet, gratuitos e todo o ano disponíveis para a venda, o que limita grandemente a sua apresentação em feira. Não me parece que o site da ARVM e congéneres seja o mais indicado para fazer uma pesquisa sobre aquilo que procura, por experiência própria indicaria o site www.radioamadores.net e a área "troca-se; compra-se; vende-se" como mais promissora.

Voltando á feira da ARVM e pelo que sei, todo o espaço já está reservado á muito, não existindo a possibilidade actual de tanto para os comerciantes como para outros de entrar.

Quanto aos MFJ-1025 como 1026 os anunciados "Noise Canceling Antenna" penso que poucos conhecem efectivamente para o que servem e como funcionam, o que leva a anúncios do tipo dos que descreve. Infelizmente, não é só nesta área, como alias já descrito anteriormente por outros colegas, eu próprio tenho-me deparado com casos no mínimo caricatos, de pessoas que não conhecem nada ou pouco mais que isso do ramo a que estão ao balcão. Bem, quando se continua a apostar nos baixos salários e nos breves contratos a prazo outra coisa não é de esperar, pois hoje a vender batatas e amanhã a vender imóveis.

Efectivamente, notasse um decréscimo desde a alguns anos de colegas que tenham conhecimentos efectivos da ciência radioeléctrica. Alias, á muito tempo que a MFJ e outras empresas se "especializaram" em venderem alguma "banha da cobra" explorando assim um campo cada vez mais abundante de desconhecimento. Mas direi mais, mesmo outras marcas mais conceituadas  no mercado teem enveredado por este espaço com lançamentos de produtos com características no mínimo suspeitas, sobre o seu real e efectivo valor, ao que parece a sociedade de consumo assim os obriga.

Um Abraço e mais uma vez lamento não o poder vir a conhece-lo pessoalmente e não me parece que seja o único neste lamento.

João Costa
CT1FBF

-----Original Message-----
From: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net]On Behalf Of Carlos L.R. de
A.Gonçalves
Sent: terça-feira, 17 de Outubro de 2006 17:12
To: ARLA-Cluster
Subject: ARLA/CLUSTER: Vernáculo e ilusões.

Aproxima-se a data da, ao que sei, reputada feira da rádio da ARVM, que
jamais visitei devido a coincidências de vária índole... e outro tanto
acontecerá no final deste mês, por ausência.  Paciência.

Mas não venho tomar espaço electrónico no "cluster", nem tempo aos que
quiserem ler estas linhas, c/ lamentos daqueles.

O m/ interesse por determinado tipo de rxs leva-me, por vezes, a visitar a
págª da ARVM, que já tenho feito buscas em congéneres e nada de
semelhante lá encontro.

Espero que na feira da dita o panorama quanto às peças que
suscitam o m/ interesse, as quais escasseiam na n/ praça, tenham mais
protagonismo, mas duvido, a julgar pelos relatos pontuais que tenho
recebido sobre o material que poderia interessar um DXista ou
mesmo um amador-emissor c/ interesse idêntico.

Suspeito, sim, que abundem antenas "direitivas", "scanners" e demais
"cangalhada", ah, e talvez "peças" que julguei estarem mais arredadas
das lides dos amadores-emissores.   É pena, mas entenda-se que o lamento
se aplica ùnicamente à parte extra emissão!

O resto vem a seguir...

Deparei, pois, c/ um anúncio curioso sobre um acessório, de sua graça,
MFJ-1026, classificado pelo anunciante como um "filtro que elimina todos os
tipos de ruído, tais como os de linhas eléctricas e telef., etc.", fim de
citação.    De tudo quanto vi recentemente que de interesse p/ o escuta e p/
o DXista pode ser considerado, só mesmo o 1026 da MFJ... que, p/ quem não
sabe, é "primo" do MFJ-1025 e equivalente a escassos outros modelos
de fábrica, que os restantes são de construção caseira.

Não menos curioso é o facto de indagações sobre tal acessório da MFJ levarem
tb. as casas vendedoras da n/ praça a rotularem os 1025 e 1026 como
"filtros."

Será que grande parte da comunidade de amadores-emisores vê tais
equipamentos como "filtros"?   Não há só esses modelos quase gémeos da MFJ.
Ainda outra curiosidade (diria antes, ilusão) é o facto de indicarem os
vários modos de emissão em que ele pode funcionar, como se a utilidade de
tais equipamentos fosse passível de ser articulada c/ os modos!   É triste.

Termino acrescentando o seguinte: os 1025 e 1026 da MFJ necessitam de
alterações p/ que funcionem em determinado espectro de freqs.

73.
Carlos Gonçalves.