ARLA/CLUSTER: Importancia do Radiotelescopio que vai ser instalado em Fajão-Pampilhosa da Serra.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 13 de Outubro de 2006 - 19:39:23 WEST


Para se ter uma "pequena" ideia do que vai ser instalado em Fajão - Pampilhosa da Serra.

Promotor Cientifico do Projecto Internacional: George Smoot - Prémio Nobel da Física de 2006  .

Fundamentos Científicos do Projecto: Propriedades do Fundo de Radiação Cósmica em Microondas (FRCM)  (motivos pela atribuição do Prémio Nobel da Física 2006 aos astrofísicos George Smoot e John Mather pela descoberta ). 

Descrição: Em cada centímetro cúbico do Universo existem cerca de 400 fotões, a uma temperatura de -270ºC. Este gás de fotões - o FRCM - é uma relíquia do Big-Bang e uma prova da expansão e de um passado extremamente quente do Universo. 

Constitui hoje a sonda de excelência sobre os eventos do Universo primordial e permitem reconstituir, com razoável precisão, cerca de 13.5 mil milhões de anos de História Cósmica. 

As anisotropias do FRCM constituem uma fotografia das flutuações de matéria que deram origem a galáxias e grandes estruturas do Universo.

O objectivo científico visa a cartografia da contaminação produzida em microondas pela Via Láctea em microondas no FRCM. 

Este estudo permitirá, pela sua sensibilidade, uma correcta subtracção do ruído galáctico das observações a obter pela sonda ESA/NASA Planck Surveyor (a ser lançada pela ESA em 2008) . 

Especificamente, a cartografia da Via Láctea será efectuada mediante a instalação de dois radiotelescópios, um no Hemisfério Sul ( Cachoeira Paulista-Brasil já instalado desde 1998) e outro no Hemisfério Norte (em Portugal, Fajão - Pampilhosa da Serra), equipados de receptores de alta sensibilidade.

Para ver fotos do que será instalado em Portugal ver fotos do equivalente na Cachoeira Paulista-Brasil:
http://aether.lbl.gov/www/projects/GEM/Brazil/gembrazil/

Descrição em português: http://www.av.it.pt/gem/GEM%20site%20PT/início.htm

João Costa
CT1FBF







Mais informações acerca da lista CLUSTER