ARLA/CLUSTER: RDPi em OC.

Carlos L.R. de A.Gonçalves carlos-relvas sapo.pt
Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 - 19:47:32 WEST

Carlos Mourato e demais membros:

Por anos a fio, durante muitas das m/ observações casuais e semi-casuais da
RDPi em HF, constatei inúmeras situações que, pontualmente, relativa
telefònicamente p/ o CEOC e p/ a chamada Central Técnica.

Invariàvelmente, a resposta sobre os m/ reparos - acerca de portadora sem
sinal, ruído anormal ou preenchendo a totalidade do sinal, como se de uma
estação de empastelamento se tratasse (!), ou txs "em baixo", entradas
anómalas, interrupções, atropelos nas entradas (sinal musical/hino), o
próprio hino nacional numa gravação teimosamente má, o áudio
persistentemente mau, e já conhecido no estrangeiro como "assinatura" da
RDPi (!) -, quer do CEOC, quer da Central Técnica, era uma reacção típica do
organismo do estado:

- não notamos nada, mas vamos ver
- daqui não é, deve ser no CEOC... e vice-versa
- a Central Técnica foi remodelada e ainda........

Recordo-me de que, há já um ano, ou perto disso, quando o CEOC ficou
automatizado num horário de expediente do tipo 0900-1700, que é mesmo o
caso, os txs foram a baixo.   Ao ligar p/ São Gabriel, fui atendido por um
vigilante extra-RDP que me confirmou isso, adiantando logo que só quando
dessem pelo problema (pasme-se!) é que poderiam deslocar uma equipa de
Lisboa.

Dei-me ao trabalho de ligar p/ as novas instalações, a Cabo Ruivo, e -
pasme-se também! - da Central Técnica, não sabiam o que se passara!!!
"Louvei-os" por isso.   Confirmaram que, fora do expediente, teriam que
enviar sempre uma equipa expressamente a S.Gabriel, e enviaram: a situação
ficou normalizada pouco mais de 1 h depois.  Bravo!

Curioso é ainda a faceta de a RDP nem dispor de um serviço de escuta, que,
noutro tempo, efectuava intercâmbio c/ várias outras emissoras estrangeiras,
como a RAI, R.Suiça, R.Vaticano, entre outras.   Isso acabou quando
desmantelaram o velho Centro de Recepção e Medidas, assim se chamava,
instalado, anedòticamente, num moinho junto de certas instalações do Estádio
Nacional.   Se houvesse tal serviço em localização estratégica face ao CEOC,
situações como a que acabei de relatar seriam observadas em primeira mão por
quem de direito, mas... um centro daqueles sem técnicos é "obra."

Outra história da RDPi em "episódio separado"....

73.
Carlos Gonçalves.