RE: ARLA/CLUSTER: Operating Practice / Práctica Operativa (por ON4WW)

Quinta-Feira, 12 de Outubro de 2006 - 16:00:09 WEST

Prezado Sérgio Matias-CT2HMN

Se bem me lembro o nosso infatigável Miguel Andrade-CT1ETL já publicou algo parecido, principalmente no que diz respeito á utilização dos repetidores no Boletim da ARLA...? Se calhar não era má ideia voltar a repetir.

Alias, acho que qualquer exame para radioamadores para o século XXI deveria fundamentalmente e antes de tudo o mais,  versar sobre boas práticas operativas, mas para isso, convinha previamente, aplicar directamente e sem alterações as  boas recomendações da IARU.

Que força tenho eu quando digo a um colega CT5 que não deve fazer FM( F3E) em 144.300 MHz quando a legislação portuguesa o autoriza a tal.

EXEMPLO(ver anexo 1 da Portaria: 322/95 :
1.1 - Amadores da categoria C
Faixas de frequência Classes de emissão
144.000 MHz - 145.800 MHz A3E, F3E, G3E, J3E, J8E, R3E.
432.000 MHz - 435.000 MHz A3E, F3E, G3E, J3E, J8E, R3E.

Depois disto como se pode pregar por uma boa prática operativa se a legislação nacional é a primeira a boicota-la...?

                                   _\\|//_
                                   ( o o )
                               73 de:
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa