ARLA/CLUSTER: Testes no repetidor da Arrábida em ultra low power.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quarta-Feira, 4 de Outubro de 2006 - 19:09:12 WEST

Estimados colegas

Hoje quando cheguei do batente, sentei-me em frente aos radios e como não
havia ninguem com que trocar um par de câmbios estive a fazer alguns ensaios
ao repetidor da Arrábida.
As medições feitas fizeram-me chegar à conclusão, aliás já conhecida de que
o squelch está demasiado fechado, o que provoca cortes mesmo em estações que
lá chegam relativamente bem, principalmente quando em móvel. Das medidas
efectuadas em termos de sensibilidade do repetidor, até eu fiquei admirado.
Liguei o FT736R e fui cortando a potencia até ao minimo. Como continuava a
chegar bem, comecei a rodar a antena até ficar de costas e assim atingir o
corte do squelch do repetidor. Neste ponto tentei medir a potencia do FT736
mas foi-me impossivel, pois o wattmeter na escala de 1 watt fundo, não
mexia. Recorri então ao meu voltimetro electronico da R&S que me dá muita
confiança e precisão, para medir a tensão de RF que estava na linha. Neste
ponto coloquei o aparelho pra 3V FS. Quase não mexia tambem o ponteiro.
passei para 1Volt FS (fundo de escala) e pude ler uma tensão de RF sobre 50
ohms de 310 milivolts, na unidade de inserção (equivalente à sonda do
wattmeter) Ora bem! Atendendo à matemática basica, P=Vrf X Vrf / Z. Logo P=
0,31 X 0,31 / 50= 0,001922 watts...Nada mais que tão apenas 1,92 milésimos
de watt, ou seja 1,92 miliwatts. Com esta reduzidissima potencia e
subtraindo ao ganho da antena as perdas do cabo, devo ter um ganho total de
antena mais cabo de 10 dB, o que me dá um PAR de 19,2 mW. Com esta potencia,
a 70Km do repetidor chego lá sem ruido nem cortes. Com a antena de costas e
com este PAR de 19,2 mW foi possivel acionar o repetidor e testar o nivel de
squelch. Depois voltei de novo a antena para a Arrábida e parti para outro
teste mais curioso. É que esses 1,92 mW de saida do emissor pareciam ser
demasiado ainda. Então nada melhor que colocar um atenuador de 20dBs na
linha de transmissão e enviar para a antena algo como uns insignificantes 19
microwatts...Isso mesmo 19 milésimos de miliwatt. Contando de novo com os
tais 10 dBs de ganho da antena/cabo, estava a transmitir com a "enorme"
potencia de 192 microwatts PAR a 70 km em linha de vista. Assim mesmo
chegava ao repetidor, com algum ruido de fundo, mas como ajustei a
modulação, pois estava a escutar o retorno, não tinha cortes, e foi possivel
fazer um QSO com o CT1EWH/M o colega Arsénio, com esta miserável potencia de
RF. É de notar que apesar de ter colocado o atenuador na linha de
transmissão, o RX do FT736R, que tambem viu o sinal atenuado em 20 dBs,
manteve-se inalterado em 59+60, o que indica que o sinal aqui é mesmo muito
forte.
Quem disse que o RX do repetidor está duro????..Acredito que existam alguns
problemas e sei que sim, mas estão identificados e assim que possivel serão
resolvidos, agora falta de sensibilidade não!!!
Condições de trabalho:

TRX:   Yaesu FT736R

Antena: 8 elementos construção caseira com ganho aproximado de 11,2 dBd

Baixada em cabo Heliax de 3/8", 23,5m

Ligadores coaxiais: Tipo N

73 de CT4RK em ultra low power
--