ARLA/CLUSTER: Rxs c/ modo DRM... e canas.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Terça-Feira, 28 de Novembro de 2006 - 13:02:35 WET

Caro Carlos Gonçalves
O problema do descodificador de DRM é que não é um circuito activo facil de
construir e de entender como funciona. Não é possivel fazer uma modificação
a um receptor convencional e assim receber DRM. Para descodificar o DRM, é
necessario um processador e todos os circuitos que lhes estão associados, e
ainda algum tipo de software residente. A TI lançou o chip multifunções que
equipa o modulo RS500 da radioscape, mas esse chip deve ser um autentico
microcomputador. Não faço ideia de como funciona esse modulo porque ainda
não li nada sobre ele. Sei que consome demasiada energia. Por isso e como
muito bem diz O Esteves, a solução mais economica passa por usar um
computador ligado à bandabase do receptor e assim usar a carta de som como
DSP e o CPU como decoder. Alem disso e ainda como disse o esteves, com esse
tipo de montagem tem uma vasta lista de possibilidades de monnitorizar todos
os parametros da emissão, ou mesmo de gravar para mais tarde enviar por mail
, ou arquivar. Essencial para um bom receptor de DRM é ter um oscilador
local de baixo ruido de fase, e ser bastante estavel. Quanto à estabilidade
de frequencia, com a tecnologia DDS está fora de questão esse promenor,
visto que a grande maioria ultrapassa as exigencias de estabilidade para o
DRM. Quanto ao ruido de fase, já não é bem assim. Existe muita coisa por aí
à venda, que tem mais ruido de fase que ruido de fundo.
Quanto aos Ten-Tec, os que temos aqui para fazer testes, são a coisa mais
mal feita que já vi.Se isto é tecnologia americana, então vou ali e já
venho....Até podem ter um circuito muito bonito, mas em termos de perfomance
deixam muito a desejar. O amplificador de RF, que por curiosidade tirei o
esquema, não tem uma unica bobine. É mesmo um préamplificador de audio, com
um transistor de RF e que vai desde audio até a umas dezenas de MHz. Assim
temos um receptor com um frontend que é uma vergonha, capaz de saturar ao
minimo sinal, e como este amplificador de audio...RF entra facilmente em
saturação, deve ser um excelente receptor para receber todo o tipo de
frequencia imagem e intermodulação. Quanto ao oscilador local tambem não é
grande espingarda, pois é um RX que nunca se consegue obter grandes valores
de SNR. Comparando com os R&S EK070 que temos por cá a receber DRM e usando
a mesma antena e QRG, a diferença de SNR é de cerca de 10dBs a favor do R&S.
Ou seja: perante um sinal fraco, o R&S recebe perfeitamente sem um unico
dropout, e o Ten-Tec não recebe rigorosamente nada. Tudo isto pode ser por
causa da forte intensidade de campo que temos por aqui, e como é lógico o
R&S nem se queixa enquanto o Ten-Tec fica todo "amarrotado". O esteves
testou 1 em casa e deu os mesmo resultados que o Kenwood TS870.
O NRD 545 penso que será um excelente receptor para receber DRM. basta sacar
cá para fora um valor qualquer de FI se não tiver já, e depois fazer a
conversão para os 12 KHz. Qual o filtro mais largo que tem em AM?...É que é
necessário pelo menos 10KHz.

73 de CT4RK