ARLA/CLUSTER: Terras de protecção -- Um assunto que sempre levanta duvidas e questões pertinentes

Carlos Neves (CT3FQ) ct3fq ct3team.com
Segunda-Feira, 13 de Novembro de 2006 - 15:04:23 WET

Parabéns Roland, pelo tema, e pelo artigo.

Confesso que não domino este tema e que tenho muitas dúvidas sobre as
melhores soluções.
Duma coisa tenho a certeza. Se cair um raio nas torres onde estão as
minhas antenas não vai ficar muita coisa para contar a história. E Então
porque protegemos?
Já fiz esta pergunta muitas vezes e ninguém me soube responder. Será
porque não existe proteção para queda directa de raios? Existe sim  no
mercado alguns "Coaxial Lightning Protector"  cuja funcionalidade, é no
mínimo, dúvidosa porque a única coisa que faz é curtocircuitar o
condutor central do cabo à malha. Mas se cair um raio será que  fica
sequer alguma  malha no cabo?

/**/No que se refere à terra de RF a história já é outra. No meu caso o
ponto de terra dista ainda uma dezena de metros da zona onde tenho os
equipamentos de radio e por isso um simples cabo de terra não serve.
Sabemos que qualquer cabo pode funcionar como antena e consequentemente
tem uma indutância que vai variar com a frequência de trabalho, i.e. a
nossa terra pode ter valores de impedância altíssimos, e deixa de ser
útil. A solução que encontrei foi utilizar, para terra de RF,  um cabo
coaxial RG-213 . O cabo é curto cicuitado (malha e centro soldados)  no
ponto de massa, e aberto na outra extremidade.    Dentro do "shack"
liga-se apenas o condutor central do cabo ao barramento. A questão é que
em algumas frequências o cabo curto circuitado pode ainda apresentar
altas impedâncias, nomeadamente  em frequências que são multiplos de 1/4
onda do comprimento do cabo. Para evitar isso coloca-se um condensador
no outro extremo entre a malha e o condutor central ( no meu caso foi de
100pF).

Foi assim que resolvi o meu problema da terra de  RF. Quanto à queda de
raios confio mais na estatística do que nas soluções.

73
CT3FQ
Carlos Neves