ARLA/CLUSTER: Possibilidade de Interferencias do Galileu nos 23 cm.

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Sábado, 11 de Novembro de 2006 - 22:08:55 WET

Olá a todos.
Na realidade o sinal do Galileu, alem de ser notório apenas com antenas
direcionais apontadas para os satélites, tem a "virtude" de ser penso (ainda
não li muito sobre o tipo de transmissão usado) que em "spread spectrum" o
que a ser notado nos nossos receptores não passa de uma simples e ligeira
franja de ruido branco numa extensão de varios MHz. Esse sinal a ser notado
não deverá incomodar a recepação de sinais normais, podendo apenas degradar
o SNR dos sinais mais baixos em alguns poucos dBs.
O problema coloca-se é no caso de sermos nós a interferir nos receptores dos
usuarios em terra.. Mas aí tambem estou convencido que será muito dificil
tal acontecer, pois alem das estações em 23 cm serem poucas, ainda se soma o
facto dos receptores de spread spectrum serem praticamente imunes a sistemas
de portadora constante.
73 de CT4RK