ARLA/CLUSTER : E-QSL e LoTW

Miguel Andrade ct1etl clix.pt

Prezados colegas,

A propósito das anteriores mensagens trocadas sobre este assunto ontem
resolvi fazer um teste.
Antes de me ir deitar liguei a estação e fui sondar a faixa dos 20 metros em
PSK-31.
O primeiro indicativo que recebi chamou-me a atenção pelo facto de ser a
estação VY2RO.
Como estou já muito " ferrugento " em DX inicialmente suou-me a estação
Australiana numa daquelas localizações que não ficam enquadradas no prefixo
VK ou coisa que o valha.
Cedo descobri que se tratava de uma estação Canadiana, apesar de não ter o
habitual e mais comum prefixo VE ou mesmo VO a que estou habituado.
Durante o QSO o colega Robert ( Bob ) confirmou-me que estava situado na
Ilha do Príncipe Eduardo ( Prince Eduard Island - entre a Nova Escócia e a
Terra Nova ), referência IOTA NA029.
Isto para um caçador de QSL ou para um coleccionador de referências IOTA
seria já um prémio apreciável, contudo para mim, tal como confirmei durante
o contacto, o mais importante era o gozo que me estava a dar cobrir a ainda
assim modesta distância de aproximadamente 4.396 quilómetros, apenas e tão
só com 50 W de potência mas com uma qualidade fantástica tanto na recepção
como na emissão.
Perante a minha recusa abstinada em aceitar " de bandeja " a sua QSL, o
colega Canadiano ficou perplexo. Compreendo-o perfeitamente a avaliar pelo
QSO que me havia antecedido e pelo que me sucedeu. Não é um " cromo " mas é
um contacto interessante e bastante procurado.
Ele ainda insistiu mais uma vez dizendo que se necessário ele podia até
fazer a confirmação via E-QSL ou via LoTW...
Não é que ambos os métodos sejam muito populares, ( especialmente a e-QSL ),
mas o facto é que o seu programa para PSK-31 tinha a capacidade de gerar
qualquer uma dessas duas vias de confirmação AUTOMÁTICAMENTE ?!?
Não sei se estão a ver... sem necessitar de fazer absolutamente mais nada, o
operador no fim do contacto tem uma QSL emitida num dos dois meios ( ou em
ambos ); e o contacto está confirmado no preciso momento em que aconteceu.
Compreendo a resistência da maioria dos colegas mas isto será sem dúvida o
futuro.
Em questão de segundos e sem cansar o pulso, evitavam-se despesas em selos,
idas ao correio, o " bureau ", as taxas, as assinaturas, os carimbos e os
serões a preencher cartões...
Enfim, não tem o charme e a autenticidade da cartolina mas para a minha
actividade pessoal nem pensava duas vezes !!!
O problema é que, como vocês me confirmaram, de facto a esmagadora maioria
dos OM's, ( sobretudo os mais dedicados à QSL e aos diplomas ) são
perentórios... e-QSL ?... nem cheirá-la ao longe !
Serve esta longa descrição para vos transmitir a minha opinião mas sobretudo
para agradecer ao Tiago, ao João Costa e ao Vitor todas as informações que
me prestaram sobre estes métodos de confirmação que ( infelizmente ) ainda
não substituem plenamente a tradicional cartolina.
Bons contactos e óptimas descobertas, são os sinceros votos de quem não pára
de encontrar novos incentivos neste passatempo generoso em experimentação.

73's de CT1ETL - Miguel