RE: ARLA/CLUSTER : E-QSL legal ou não.

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Quarta-Feira, 24 de Maio de 2006 - 21:54:45 WEST

Boa João !

Cada vez tenho mais gosto em usar esta ferramenta.
O que acabas de nos informar é valioso e eu desconhecia-o.
De qualquer forma o que eu procuro evitar é a QSL tradicional pois
sinceramente falta-me muito tempo e até mesmo a disponibilidade financeira,
( sim, porque quando é para fazer DX aqui para os meus lados é mesmo « à
bruta » ).
Obrigado pela informação.

73's de CT1ETL - Miguel

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net]Em nome de João Gonçalves Costa
Enviada: quarta-feira, 24 de Maio de 2006 11:41
Para: Cluster-ARLA (E-mail)
Assunto: ARLA/CLUSTER : E-QSL legal ou não.

Prezado Miguel-CT1ETL e restantes.

Desde que apareceu esse sistema (E-qsl) que se instalou a polémica sobre a
validade das QSL processadas por esse meio.

A ARRL, que nestas coisas dita as leis ( á quem diga " ditadura " as leis),
acabou por considerar que o sistema não tinha segurança e portanto para os
seus diplomas não são validas e continuou com o processo de verificação
física directa ou por elementos autorizada por ela em diferentes países.

Assim, muitas organizações acham que somente a QSL física e passada por
qualquer processo de obliteração têm validade para os diplomas.

Mas nestas coisas, como noutras, o que é verdade hoje, é mentira amanhã e
vice-versa; e o que é feito por outros é sempre mau, mas sendo feito por nós
é sempre excelente.

E eis que a própria ARRL tira um coelho da cartola e cria o Logbook of the
World (LoTW) que é basicamente um sistema de creditação electrónico dos
contactos registados por duas ou mais estações. Ela própria, nos seus
documentos oficiais, assinala que a autenticação por meios electrónicos é um
factor critico na validação dos contactos.

Não querendo aqui reacender a polemica largamente debatida em 2002, em
diversos fóruns; em 2006 e segundo sei, o E-qsl continua a não ser valido e
o (Lo TW) é valido sobre administração da ARRL.

Eu continuo a usar o E-qsl,  primeiro por que é gratuito, segundo porque não
tenho  interesse em ver creditados pela ARRL os meus contactos. Em caso do
correspondente necessitar, tenho muito prazer em enviar por "Bureau" ou
directamente a QSL correspondente ao nosso contacto.

Um dia, prometo que vou partir a loiça toda, pois esta como outras questões
não são nada pacificas e raiam a linha da injustiça, fazem-me muito mal ás
minhas ulceras estomacais, mas como estou proibido pelos médicos em me
envolver em polemicas nos próximos tempos, fico por aqui.

                                   _\\|//_
                                   ( o o )
                               73 de:
  *  CT1FBF / João Gonçalves Costa