ARLA/CLUSTER : QSL

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Terça-Feira, 23 de Maio de 2006 - 22:22:57 WEST

Olá Vitor,

O que me dizes não é novidade e eu confirmo a tua informação.
Não conhecia o sistema de e-QSL até o Tiago mo ter explicado no seguimento
da minha mensagem.
Dado que deixei de ser sócio da REP e não tenho a mínima paciência nem
disponibilidade financeira para o envio da QSL normal por via postal, só
tenho duas soluções :

1)Ou fico quieto como até aqui e prolongo por mais uns anos a minha actual
abstinência de DX.
2)Ou recomeço o DX dizendo-lhes que ou recebem e-QSL ou não há nada para
ninguém.

Eu reconheço que a QSL é em teoria a cortesia do QSO.
Também sou o primeiro a confessar que é muito dinheiro em selos e muito
trabalho para um 5/9 e até um dia destes.
Uma das coisas que mais me irrita é o envio de IRC ou, pior que isso, de US$
para receber a QSL de certas expedições ou estações situadas em locais
raros. Há nesse caso em particular algumas que chegam a fazer negócio com o
nosso passatempo.
Estou saturado de preencher carões e há pelo menos 8 anos que não tenho
paciência para estas coisas.
Nem sequer para configurar a impressora, ( já que no fim tenho que assinar
os cartões todos na mesma ).
Tenho neste momento 118 países confirmados mas sinceramente, ao fim de
largas centenas de QSL's ( para não dizer milhares ), estou farto !
Vês porque é que não tenho feito DX ?
Agora que estava entusiasmado com o as comunicações em PSK-31, RTTY e
SSTV... acho que me vou ficar pelas nossas experiências.
Na próxima semana confirmo os dias em que estarei disponível para iniciarmos
testes.
Entretanto confirma-me se estás disponível em VHF ou se vamos para os 20
metros.
Obrigado por tudo e um forte abraço.

73's de CT1ETL - Miguel