ARLA/CLUSTER : Estabelecido Canal de Emergencia no Sistema FRS nos EUA.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Quarta-Feira, 17 de Maio de 2006 - 14:50:41 WEST


Prezados.

Acaba de ser estabelecido nos EUA, na sequencia dos furações que destruiram grande parte do Estado da Luisiana e áreas limitrofes e noutras catrastofes naturais ou artificais, o Canal 1 (462.5625 MHz) sem Tom de Protecção como " Calling/Emergency Channel", ou canal oficial de emergencia nos sistemas GMRS - General Mobile Radio Service e FRS - Family Radio  Service.

Várias organizações não governamentais estão a distribuir aos habitantes, kits de emergencia ou a recomendar a sua inclusão nestes, de entre outras coisas, portateis do sistema FRS - Family Radio  Service o equivalente ao sistema PMR 446 na Europa, onde também não é requerida licença de utilização nos EUA.

Estes equipamentos foram incluidos, pois o seu reduzido custo, facilidade de utilização e a não taxação com licença de utilização, fazem-no um sistema pratico e que poderá ajudar a salvar inumeras vidas.

Desde á algum tempo que várias organizações utilizam estes portateis em missões locais de busca e salvamento para reduzidas áreas geograficas, como transceptores de livre uso, num sistema massivo de utilização colectivo destes dispositivos. 

Com a passagem ao sistema digital estão em estudo a implementação de soluções avançadas de telecomunicações, onde pacotes de informação circulam recorrendo a todos os equipamentos disponiveis na rede numa determinada área, superando assim a sua principal desvantagem; a limitada potencia, alcance, e nº de canais disponiveis( nos EUA são 14, tendo duplicado com os novos portateis digitais). Imaginemos onde num só equipamento estará condensado o Packet,  o APRS e a comunicação por voz digitalizada e onde todos podem ser alternadamente emissores, receptores e repetidores.

João Costa
PMR73




Mais informações acerca da lista CLUSTER