ARLA/CLUSTER : FW: [rx-br]Como ajustar uma antena VHF móvel? E também sobre dual band móvel

Miguel Andrade ct1etl clix.pt

-----Mensagem original-----
De: rx-br  yahoogrupos.com.br [mailto:rx-br  yahoogrupos.com.br]Em nome de
Fabio Burlá
Enviada: quarta-feira, 10 de Maio de 2006 2:22
Para: rx-br  yahoogrupos.com.br
Assunto: [rx-br]Como ajustar uma antena VHF móvel? E também sobre dual
band móvel

Olá a todos mais uma vez. Eu estou interessado em adquirir uma
antena móvel da Aquário, e percebi que as antenas VHF deles vem
descritas como funcionando numa faixa grande, como 140 a 160, 130 a
170. Me informei com eles e eles afirmaram que a antena só rende bem
se for ajustada, enquanto uma lojista me disse que deveria
ser "podada", logo entendi que o ajuste é reduzir o comprimento de
acordo com a frequencia que eu prefiro sintoniza-la. Eu estava
pensando num modelo 5/8 de onda, que tem 1,5 m no total, incluindo a
base. Não sei se para medir a antena móvel se considera a base, mas
em teoria, uma antena de 5/8 de onda ajustada pra 2 metros deveria
ter 1,25 m na haste da antena, sem considerar a base. Eu deveria
então cortar a antena de que forma, medindo a haste da antena sem
considerar a base dela, ou medindo ela como um todo, e assim cortar?
E meus cálculos estão corretos?

Tenho uma outra dúvida, pois pensei em no lugar dessa antena de VHF
comprar uma dual band. O que não me atrai na dual band é que ela é
bem menor (1 metro), e eu acho que dual band sempre vai ser pior que
single band. Eu queria uma antena que funcionasse bem em VHF por
causa do APRS, e a antena dual band alem de ser menor ela tem 1 dB a
menos de ganho (em VHF) que uma single band de VHF 5/8 de onda. O
que vocês acham, dá pra comprar a dual band e ter um rendimento
comparável ou ela só vale pra quem precisa mesmo ter VHF e UHF? Sei
que antenas móveis não fazem grandes milagres, mas por isso mesmo
queria fazer a melhor escolha possível. Algúem já utilizou antenas
desses tipos?

Obrigado

COLABORE, MAS NÃO ENVIE MENSAGENS QUE FUJAM AO TEMA DA LISTA (RECEPTORES E
ANTENAS)

Links do Yahoo! Grupos