ARLA/CLUSTER : Repetidores Continentais de VHF e UHF e Noticias da Semana de 13 a 17/03/2006.

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 17 de Março de 2006 - 15:42:24 WET


Prezados. 

Repetidores Continentais de VHF e UHF: 
A tabela referenciada nas semanas anteriores e que se encontra  disponível no Grupo Yahoo Brasil  radiofarol_repetidores em: 
http://br.groups.yahoo.com/group/radiofarol_repetidores/files 
mediante inscrição prévia nos Grupos Yahoo ou directamente para o Moderador da Lista utilizando o e-mail : 
radiofarol_repetidores-subscribe  yahoogrupos.com.br
já se encontra  ACTUALIZADA  ao dia 17/03/2006 com as ultimas  informações recebidas nessa ocasião. 


ARBA - Associação Radioamadores Beira Alta.
Agradecemos ao colega Joaquim Jorge-CT1ASM uma série de  informações importantes disponibilizadas sobre alguns dos repetidores desta associação. Assim, em relação ao RV48 repetidor situado na Torre na Serra da Estrela, diz-nos o colega: 
"Já agora aproveito para informar que no RV48 com as novas afinações  de  FM NARROW pode ocorrer alguns cortes no áudio a colegas que continuem a  usar FM normal sem ser NARROW. Se o radio não fizer FM NARROW então só têm que falar mais baixo e  não usar mic´s amplificados pois vai beneficiar" . "O RV48 E RU706 ESTIVERAM OFF PORQUE ALEM DE TER FALTADO A CORRENTE  TAMBEM O CARREGADOR DE BATERIAS PIFOU. JÁ ESTÁ UM CARREGADOR NOVO A FUNCIONAR, APENAS OS REP. ESTÃO COM  BAIXA  POTENCIA PARA DENTRO DE ALGUNS DIAS SE PODER VERIFICAR COMO ESTÃO AS  BATERIAS E DEPOIS VOLTARÁ TUDO AO NORMAL. ASSIM ESPERAMOS \\ 
OS REPETIDORES DO MARÃO ESTÃO OFF PORQUE NA SEMANA PASSADA FOI GORADA  A TENTATIVA DE LA CHEGAR PORQUE ESTAVA A ESTRADA INTERROMPIDA PELA NEVE. QUANDO HOUVER MAIS DISPONIBILIDADE DA EQUIPA TENTAR-SE-Á LÁ VOLTAR. 
O REP. DO ARESTAL DENTRO DE BREVES DIAS SERÁ INTALADO O DE UHF E OS  DIGITAL VOICE. 
ESTAS SÃO AS NOTÍCIAS POSSIVEIS POIS COMO DEVEM JÁ TER NOTADO A  EQUIPA RESPONSÁVEL PELA MANUTENÇÃO VAI FAZENDO OS POSSÍVEIS PARA  MANTER OS REPETIDORES OPERACIONAIS, MAS NÃO COSTUMA FAZER NOTÍCIA DAS  SUAS DESLOCAÇÕES. 
O QUE É PRECISO LÁ SE VAI FAZENDO MAS SEM GRANDES ALARDES NAS  DIVULGAÇÕES DOS MESMOS. SEMPRE ASSIM FOI E ENQUANTO A EQUIPE FOR A MESMA CONTINUARÁ DE IGUAL  MODO. 
CORDIAIS SAUDAÇÕES RADIOAMADORISTICAS "73´S" CT1ASM - JORGE .
Depois destas informações no terem sido amavelmente transmitidas, ficamos a saber que infelizmente os problemas com o RV48 persistem devido a uma interferência (alterna) que afecta os sinais de menor intensidade recebidos por este repetidor e que infelizmente se registaram estragos avultados no repetidor do Marão. Durante a noite e como têm sido relatado, o RV48 têm estado constantemente a ser interferido propositadamente através de constantes portadoras. É uma situação que não têm qualquer justificação que não seja estragar algo que é para todos tão importante. Relembramos que em situações análogas, noutros países, os infractores são severamente punidos; existindo neste momento um ex-radioamador americano que incorre numa pena de prisão efectiva de 5 anos por factos similares (portadoras propositadas) e outro que  pode chegar a ter até 15 anos de prisão por factos tão graves, como ; usar uma linguagem inapropriada nos repetidores,  ter utilizado portadoras, ter retransmitido outros serviços oficiais ou inclusive os ter interferido propositadamente.

ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide.
Damos os parabéns a esta associação pela instalação do seu repetidor de UHF em Vialonga. Foi com alguma surpresa, que no passado Sábado, dia 11/03/2006 fomos alertados pelo colega Hermes-CT1CRR, que acabava de ser instalado um novo repetidor em UHF, pertença da ARVM. Como viemos a constatar posteriormente, algo se passava ao nível da emissão, pois  o seu sinal era muito baixo tendo por base a sua localização e a potência que estaria a utilizar. No Domingo, os colegas voltaram ás instalações e verificaram que uma das fichas do emissor estava partida e que somente a malha do cabo coaxial estava ligada, no entanto, mesmo nestas condições, o repetidor tinha sido recebido em Portalegre pelo colega Jaime-CT2GPZ no sábado com uma propagação excelente.
Deixamo-vos os dados recebidos directamente da ARVM, á poucas horas sobre as características deste novel repetidor :
Canal RU746; Frequência de TX - 439,325 MHz; Frequência de RX - 431,725 MHz; Tom de protecção - 74.4  Hz;  Polarização - Vertical; Emissão - 16K0F31 (RX e TX em FM Estreito NBFM); Potência Ap. radiada -  40W; Coord. geográficas  - N 38º 53´ 35´  - W 09º 06´ 40´(QRA Locator - IM58kv); Local da instalação - Santa Eulália, Monte Serves / Vialonga; Indicativo - CQ0URVM.
A ARVM - Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide solicita que lhe sejam fornecidas informações sobre as condições de funcionamento do seu novo repetidor de UHF para arvm  arvm.org  -  Tel/Fax ( 351 ) 219 440 198 -  ou para : Rua António Maria Pais, nº 6-4ºD  _ 1885 - 001 Moscavide _Portugal. Pode também consultar a pagina Web da associação em http://www.arvm.org  ou directamente sobre o repetidor em  http://noticias.arvm.org 

ARM - Associação de Radioamadores do Minho.
Depois de um nosso pedido de informações a vários colegas que se encontravam referenciados  na sua  página web na Internet,  recebemos do colega António Freitas-CT1EUK algumas informações sobre os seus repetidores de VHF - RV 56 e  UHF -  RU 728. Assim e segundo a nossa tabela, o repetidor de VHF está correcto nos seus dados; em relação ao repetidor de UHF, já actualizamos segundo a informação deste colega, no entanto aguardamos que esta ultima nos seja confirmada pelo colega José Costa-CT1EYN quanto á sua localização e restantes dados. Esperamos que para a próxima semana já estejamos em condições de reconfirmar todos os dados dos repetidores desta associação.

Como pode ter acesso a este Boletim Informativo, sem ficheiro anexo.
Alem dos colegas que o recebem directamente, têm mais duas maneiras; ou através da inscrição nas Listas do Yahoo, neste caso no servidor do Brasil, bastando para tanto enviar um mail para : 
radiofarol_repetidores-subscribe  yahoogrupos.com.br 
e seguir as instruções que lhe forem fornecidas. Ou através dos newsgroups em pt.rec.radio.amadorismo que actualmente também se encontram disponíveis através da Internet, directamente em Google Grupos. Neste ultimo caso pode aceder directamente através do conhecido motor de busca em www.google.pt e  clicando posteriormente em Grupos, seguindo os passos para o seu registo. 
Em relação aos colegas que nos contactaram sobre a segurança dos seus dados aquando do  registo nestes grupos, eles são assegurados directamente pelas duas organizações internacionais Yahoo e Google e obviamente que não será por aqui que iram receber spam(lixo informático), vírus ou outras coisas piores. ATENÇÂO que isto não invalida que sempre  devemos estar alerta na Internet ou através de E-mails recebidos, sobre propostas estranhas, principalmente tudo o que se relacione com  dinheiro e nº de cartões de créditos, etc.

Estas informações só são possíveis de vos serem disponibilizadas  graças á preciosa ajuda de todos e nesta semana á a referenciar os  colegas Joaquim Jorge-CT1ASM, Hermes-CT1CRR,Jaime-CT2GPZ, equipa da  ARVM e António Freitas-CT1EUK continuando  nós a apelar para que  os dados que ainda não existem na  tabela, ou  estão errados, sejam por  vós corrigidos dando-nos a  conhecer essas  alterações rapidamente e depois de devidamente  confirmadas. 


                           73 de: 
  *************************************** 
     CT1FBF / João Alberto Costa 
     QRA-Locator : IM58kq 
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37 
     E-mail : See in www.qrz.com 
     In Get Callsign " CT1FBF " 
     QSL Via: Bureau of PORTUGAL 
     or Eqsl: www.eqsl.cc 
  ***************************************


Mais informações acerca da lista CLUSTER