ARLA/CLUSTER : ARLA/CLUSTER RE: Proposta: Migração do sistema do cluster...

CT1FBF>João Costa ct1fbf sapo.pt
Sexta-Feira, 23 de Junho de 2006 - 22:49:17 WEST

Caro Carlos Gonçalves.

"...como tb. se liberta  a cx. de correio, por ex., durante ausências, já que é possível seleccionar  a opção de ler as mensagens sem ter que recebê-las - menos cómodo, é certo,  mas mais razoável."

Basicamente, essa opção (eu estou a utiliza-la neste momento) também existe nesta plataforma, mas é muito menos "intuitiva"  para quêm está habituado a utilizar os Grupos Yahoo. Como durante anos, fiz parte de Mail List geridas pelo sistema Mailman, consigo estar mais ou menos nos dois mundos ao mesmo tempo, mas reconheço que este sistema é complicado para quem está habituado a ter o "browser grafico" actual ( não consigo utilizar melhor expressão para definir) como base.

O amigo não imagina a complicação que era para um principiante se inscrever naquilo, uma autentica aventura, com resultados nem sempre conseguidos. Lembro-me que a minha primeira vez (a primeira vez em tudo é sempre complicada) foi uma coisa verdadeiramente desastrosa, acabando por ter de recorrer a um amigo ao telefone e ao administrador, que não percebia o que eu queria, para solucionar as asneiras.

Para a sua questão, existe esta opção por aqui :
Vai a http://radio-amador.net/cgi-bin/mailman/listinfo/cluster  e utiliza a opção "CLUSTER: Lista de participantes " indo para " Para anular a sua inscrição em CLUSTER, receber uma nota com a sua password ou modificar as suas opções de inscrição introduza o endereço de email com que está inscrito: "

Depois disto, utilizando este atalho http://radio-amador.net/pipermail/cluster/ pode ler as msg sem as receber.

Obviamente, que pelos grupos yahoo o processo, é digamos, muito mais simples.

Em termos de segurança, esta plataforma é muito mais robusta, no entanto para o utilizador comum actual é muitissimo mais complicada de utilizar. Alias, a segurança,  filtagem e restrição que esta plataforma permite levou a termendos exageros por parte de administradores mais zelosos, impossibilitando mesmo a continuação de muitas listas em alguns servidores. Muitos não se aprecebem do trabalho que está por trás das msg apresentadas e a "limpeza" que é necessária fazer diariamente para que o lixo não invada, tanto num caso, como noutro.  Quanto maior é o n.º de participantes, pior se torna.

Posso lhe dizer que existem listas que o administrador ou a equipa de gestão trabalha quase permanentemente para manter as coisas na ordem com leitura de  msg a msg e bloqueando tudo o que possa gerar o caos e a sã convivencia em sociedade.

Um Abraço deste seu  admirador pelo seu trabalho em prole da radio escuta no segmento das " broadcasting".

Alias, é para nós uma honra e um prestigio te-lo connosco neste forum. Não é todos os dias que temos alguem que é uma referencia mundial no seu campo, felizmente a ARLA sobre reconheço-lo em devido tempo.

João Costa
CT1FBF

Caro João Costa:

Tocou no ponto sensível, no bom sentido, entenda-se!    Tb. utilizo vários
grupos de discussão YAHOO!, e a hipótese de migração parece ser a mais
equilibrada, feita a comparação.

Não só "ainda dispomos de  ferramentas de administração mais fáceis que o
actual sistema, que quanto a mim é obsoleto, muito embora, bastante robusto
e fiavel, principalmente na não difusão de vírus e outros "bichinhos", mas
muito limitado sobre o que é actualmente uma Mail List" como tb. se liberta
a cx. de correio, por ex., durante ausências, já que é possível seleccionar
a opção de ler as mensagens sem ter que recebê-las - menos cómodo, é certo,
mas mais razoável.

P/ além disso, possibilita o envio de ficheiros e imagens, por exemplo, o
que é inviável via "cluster."

73.
Carlos Gonçalves.