RE: ARLA/CLUSTER : Utilitárias

Miguel Andrade ct1etl clix.pt
Quinta-Feira, 13 de Julho de 2006 - 23:03:01 WEST

Olá Mourato,

Deixa lá que no primeiro acontecimento sério ( oxalá que não seja nos meus
dias ) vamos finalmente perceber a fragilidade do telemóvel.
Só vos quero lembrar que logo após a passagem do ano e em eventos especiais
( como no último dia da EXPO'98 ) a rede foi completamente ineficaz...
quanto mais quando começarem a cair mastros das células por esse país fora
em caso de sismo.
Para sabermos se essa frequência é usada legalmente no Brasil basta uma
consulta à autoridade local equivalente ao ICP-ANACOM.
De facto em certos dias é possível escutá-los aqui em Portugal.
Às vezes são tantos que até se atrapalham.

73's de CT1ETL - Miguel

-----Mensagem original-----
De: cluster-bounces  radio-amador.net
[mailto:cluster-bounces  radio-amador.net]Em nome de Carlos Mourato
Enviada: quinta-feira, 13 de Julho de 2006 9:22
Para: Resumo Noticioso Electrónico ARLA
Assunto: Re: ARLA/CLUSTER : Utilitárias

Olá a todos.
As minhas preferidas são as dos bombeiros e da aviação civil.
Haverá alguem que goste de escutar camionistas em 27.350??? Ahahahahah!  No
Brasil fui dar com a ferquencia de 6825Khz para caminonistas. Não sei se é
oficial ou clandestina, mas vi varios camiões com motorolas de onda curta
nessa frequencia. Lembrem-se que um camião para fazer os "meia duzia" de
kilometros que separam S. Catarina no Sul, da cidade de  Belem a Norte,
pela BR101, que liga o N ao S do Brasil (por acaso muito pior que a antiga
estrada para o Algarve. A ultima vez que passei nela demoramos 5 horas para
fazer 320km) demora cerca de 15 dias...Sim!!! Isso mesmo que leram!!! 15
dias!´... Lá até as estações de "ONIBUS" (autocarros) tem todas dipolos para
essa frequencia, com o fim de se comunicarem entre elas. Tambem aí se usam
motorolas topo de gama e as antenas estão impecavelmente conservadas e
operacionais. Não é como em Portugal que as rodoviarias tinham uma rede de
VHF que deixaram abandalhar completamente, porque é mais pratico o télélé.
Cá está o contribuinte pra pagar. Lá tb existem telemoveis, mas eles dizem
que é mais barato falar pelo radio!..Espertos os brasucas não são??? Só os
portugas é que acham que pelo "celular" é mais "in".

73 de CT4RK

Em 12/07/06, Miguel Andrade <ct1etl  clix.pt> escreveu:

> Olá Mourato,
>
> Concordo a 100%.
> Quanto às frequências da aviação civil considero-as " públicas " pois até
> estão disponíveis via Internet ( curiosamente apenas em muitos sítios
> estrangeiros, vá-se lá saber porquê ).
> A alguns de vós já tive a oportunidade de contar uma história caricata que
> se passou comigo, quando há uns anos atrás liguei para a ANA para lhes
> pedir
> a lista completa.
> Afinal bastava estar atento à " aproximação " para em poucos dias as saber
> [...]

BPL/PLC ......No thanks!!!
Best 73 from:
regards from:
CT4RK