Re: ARLA/CLUSTER : Utilização da Faixa entre os 7100-7200 kHz.

Quarta-Feira, 12 de Julho de 2006 - 13:01:37 WEST

Prezado Carlos Mourato e restantes colegas.

Se verificares o teu mail de 03/05/2006 e que te dei conhecimento do meu ultimo pedido, recebie á cerca de duas semanas a autorização limitando a minha potencia a utilizar neste segmento a 250 W PAR.

Mas a história do processo começa em Janeiro de 2005 aquando do envio do meu 1º pedido e depois de duas insistencias da minha parte veio a resposta em  26 de Fevereiro de 2005 e que passo a transcrever:

1. Após a Conferência Mundial de Radiocomunicações de 2003 (WRC-03), da União Internacional das Telecomunicações (UIT), e até 29-03-2009, a faixa 7100 - 7200 kHz está atribuída ao Serviço de Amador e ao Serviço de Radiodifusão nas Regiões 1 e 3. A partir de 29-03-2009 a faixa fica exclusivamente atribuída ao Serviço de Amador.
2. Esta atribuição do Regulamento das Radiocomunicações da UIT, com aplicabilidade a Portugal, está contida na coluna 2 do Quadro Nacional de Atribuição de Frequências - consulta lançada a 22.12.2004, que está disponível no site da ANACOM. Este Quadro também define na sua coluna 3 "Aplicações Nacionais" que, em Portugal, a faixa 7100 - 7200 kHz só está actualmente atribuída ao Serviço de Radiodifusão.
3. Neste contexto, não estão a ser concedidas licenças ou qualquer tipo de autorizações para a utilização desta faixa, em Portugal, pelo Serviço de Amador.
4. Contudo, tendo em conta a posição das associações e radioamadores portugueses, as posições comuns europeias na WRC-03 e os trabalhos que estão a ser desenvolvidos na Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT), no sentido de facilitar a entrada do Serviço de Amador na faixa, está-se a equacionar a possibilidade de concessão de autorizações aos amadores, com determinadas condicionantes técnicas, numa base de não interferência e de não protecção relativamente ao Serviço de Radiodifusão.
5. Caso a ANACOM futuramente decida possibilitar a operação de estações de amador na faixa 7100-7200 kHz, o que, releve-se, não é a situação actual, esse facto será de imediato publicitado junto das Associações e dos amadores

Portanto RECUSADO.

Mas como nestas coisas eu sou um tipo muito chato, eis quando em 03/05/2006 volto a insistir mas desta vez usando argumentos inquestionaveis e que  eram precisamente  os mesmos que tinha usado em Janeiro de 2005 :(atenção que eu saiba o ponto 5 nunca foi cumprido pela ANACOM)

Exmº  Senhores

Considerando que, até à data, o serviço de amador tem estatuto secundário na faixa 7100-7200 kHz e as utilizações serão feitas numa base de não interferência e de não protecção a serviços de radiocomunicações com estatuto primário nesta faixa ou em faixas adjacentes, tendo em conta a  Recomendação ECC/REC/(05)05 da Conferência Europeia das Administrações de Correios e Telecomunicações (CEPT) renovo a solicitação para a autorização para emissões na faixa referida para as licenças ....

Resposta em 5/05/2006.

Exmº Senhor
João Costa
Acusamos a recepção do mail em referência que nos mereceu a melhor atenção.
Relativamente ao mesmo, solicitamos que preencha e nos devolva o formulário em anexo.
Com os melhores cumprimentos

E Voilá á cerca de 2 semanas o papel, portanto foi rapido e já fiz o meu primeiro QSO com o CT1QP/1 desde as Caldas.

Não desistam ou melhor VOLTEM A INSISTIR e esperem  sentados.

                           73 de:
  ***************************************
     CT1FBF / João Gonçalves Costa
     QRA-Locator : IM58kq
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37
     E-mail : See in www.qrz.com
     In Get Callsign " CT1FBF "
     QSL Via: Bureau of PORTUGAL
     or Eqsl: www.eqsl.cc
  ***************************************
Re: ARLA/CLUSTER : Utilização da Faixa entre os 7100-7200 kHz.
Carlos Mourato radiofarol gmail.com

Olá joão!
Eu já nem me lembro quando é que mandei o meu pedido!...Outro dia passei
pela ANACOM, quando da entrega dos processos da Arrábida,  e quis saber como
estava esse processo!...responderam-me que estava em andamento e que depois
dariam despacho ao assunto!!!..Será que é preciso tanto tempo para dizerem
sim ou não???...Porra que nem no Alentejo demora tanto! E tu já tens
autorização?..Quantas décadas demorou?

73 de CT4RK