ARLA/CLUSTER : 6m/2m

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 6 de Julho de 2006 - 22:24:38 WEST

Bom rapaziada!
Às vezes o eter tem menos atenuação que o melhor cabo Heliax, com nucleo de
ar e presuarizado a azoto. Senão vejamos:
Hoje, cerca das 13:00 Z, liguei o FT736 como é meu habito  só pra ver como
está a propagação nos 50Mhz e nem sabia se estava em onda curta num dia de
propagação boa, se em 50Mhz.  As estações da Europa eram tantas que antes de
chamar perguntavam se a frequencia estava ocupada e até se interferiam umas
às outras. Os sinais eram fabulosos...todos eles sempre acima de 9...muitos,
principalmente DL, DK,DJ era como se estivesse no predio do lado!  agulha
encostadinha no fundo de escala sem mexer,,,e o S-meter vai até
9+60!!!...Fiz algumas dezenas de contactos com DL, DJ, DK, OZ, OS, PA, PE,
M, G, IK, etc etc etc ...e ponto final que ja nem me lembro de mais!  Apesar
dos meus "fabulosos"10 watts fiz muita coisa e nem se notava que estava com
10 watts porque a propagação não ligava a isso...Recebi varias reportagens
de 59+40, da Alemanha. Em contacto com um colega alemão que chegava
extraordinariamente forte, que não estava muito interessado em DX, e com
quem eu ja tinha falado à uns anos em 144.300MHz, começamos a serrar um
pouco de presunto técnico e eu quis fazer uns testes em QRP. Comecei por
baixar a potencia pra 2 ou 3 watts, mas o sinal continuava lá para os 9++++.
Baixei para 500mW e ainda punha acima de 9. Fui para os 100mW e o sinal caiu
para 5-4/5-5, depois para finalizar, e como tinha feito com os Açores no dia
antes, coloquei o wattimetro em 4 watts e baixei a potencia ao minimo, que
não se ve mexer a agulha na escala de 4 watts FS. Penso que deve dar cerca
de 10mW, mas um dia destes vou medir rigorosamente com um milivoltimetro de
RF da R&S para não haver enganos. Nestas condições extremas de low power,
foi possivel ser copiado com QSA 5 na Alemanha, apesar de não ter
sinal!...Se hipoteticamente estendesse-mos um cabo coaxial de optima
qualidade com cerca de 2000km, e se se ligasse um emissor com 10mW numa das
pontas, certamente que 2000km depois o sinal estaria mais atenuado do que
através do eter com estas condições de propagação. Por exemplo o cabo Heliax
de 2 1/4" LDF12-50, (cerca de 63mm de diametro, presuarizado a azoto) tem
por cada 100m 0,391dB de ATT a 50 MHz, ou seja cerca de 3,91 dBs por Km.
Tomando em consideração, que um excelente receptor de comunicações, quando
se lhe estreita a banda de FI até uns poucos de ciclos, não vai muito alem
dos -170/-180dBm, e notem que para chegar a estes valores é necessario
pré-amplificadores altamente sintonisados e de baixissimo ruido, e que estes
valores só se utilizam em comunicações EME ou em radioastronomia, e
atendendo a que 10mW são +10dBm, seriam apenas necessários  43,478 KM para
transformar esses 10mW em um sinal quase que nem existe de -160dBm. Se
tiver-mos em consideração os tais 2000km de cabo o que chegaria no outro
extremo seria algo como -7810 dBm !!! ...simplesmente impossivel de ser
recebido nem com a antena de Monte Arcibo iamos lá!   Qualquer ruido
intergalactico e planetario ou solar, é milhares de vezes mais forte do que
esses -7810 dBm e mesmo a tal emissão que o CT1DMK recebeu lá dos confins do
universo deve ser tambem milhares de vezes mais forte. Isto tudo só para a
gente reparar que por vezes a esporádica "E" transforma o éter simplesmente
 num "supercondutor" de RF!!!!

73 de CT4RK
Carlos Mourato
Sines