ARLA/CLUSTER Repetidores Continentais de VHF e UHF e Noticias da Semana de 20 a 24/02/2006

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 24 de Fevereiro de 2006 - 17:48:26 WET


Prezados.

Repetidores Continentais de VHF e UHF:

  A tabela referenciada nas semanas anteriores e que se encontra disponível no Grupo Yahoo radiofarol_repetidores em http://br.groups.yahoo.com/group/radiofarol_repetidores/files mediante inscrição prévia nos Grupos Yahoo ou directamente para o Moderador da Lista utilizando o e-mail :  radiofarol_repetidores-subscribe  yahoogrupos.com.br já se encontra ACTUALIZADA desde o dia 20/02/2006 com as ultimas informações recebidas.


ARR - Associação de Radioamadores do Ribatejo :

Foi-nos comunicado pelo colega Silvio Leiria - CT1BPT que os repetidores da Serra de S. Mamede, legalizados pela referida associação já se encontram em pleno funcionamento, são eles :
-RV 53;  Freq. TX -145,662.50 MHz; Tom -123,0; Localização - Serra de  Mamede - Portalegre; Indicativo - CQ0VPG.
-RU 700; Freq. TX - 438,750 MHz; Tom - 67,0; Localização - Serra de  Mamede - Portalegre; Indicativo - CQ0UPG.
Segundo informações recebidas do colega Eduardo Almeida - CT1BYU  o repetidor indicado para a Serra D´Ossa já se encontra legalizado tendo-lhe sido atribuído o canal RU 714 correspondente á frequência TX -	438,925 MHz. Como podemos verificar pela Tabela de Repetidores Continentais de VHF e UHF este Canal já se encontra ocupado pelos repetidores localizados na  Serra do Marão / CQ0UMA  e  Aldeia de Chãos - Santiago Cacem / CQ0USTC.


FM Estreito uma recomendação que pode passar a ser obrigatória.

Um numero significativo de colegas, no têm consultado sobre a possibilidade de alteração mediante software (alteração de parâmetro no respectivo menu) para a crescente realidade dentro do segmento dos repetidores. Voltamos a alerta-los, que ao contrário do que muitos pensam, esta recomendação da IARU foi repetidamente aconselhada desde a conferencia de Haia (Den Haag) de 1993. O que tem gerado alguma confusão, é que existem equipamentos de várias marcas que chamam á mesma coisa diversos nomes, assim, vamos tentar, utilizando a referencia de algumas marcas mais conhecidas indicar o caminho á referida alteração :

ALINCO - Segundo uma pesquisa realizada por nós estas função só se encontra disponível para os equipamentos moveis desde da série DR-620 e superiores tendo sido atribuída pela marca a designação  " Narrow Band ". Consulte : http://www.alinco.com/pdf.files/

YAESU - Segundo, mais uma vez uma pesquisa realizada, esta função encontra-se presente desde a serie FT-2800 e superiores, para equipamentos moveis, tendo sido atribuída a designação " FM Bandwidth " ou "Mic Gain Control ". Consulte : http://www.yaesu.com/

KENWOOD - Todos os recentes equipamentos a começar pelo móvel TM- 271, tendo sido designado pela marca "  Narrow Band FM Operation ", obviamente que o conhecido TS-2000 já se encontra preparado. Consulte : http://www.kenwood.net/indexKenwood.cfm?do=ProductGroup&ProdCatID=5&Group=5

ICOM - Também aqui todos os recentes modelos tem acesso via alteração de parâmetro a essa função, só que algumas vezes, como nas anteriores marcas, isso não é muito perceptível. O caso mais grave é o do conhecidissimo IC-706 MKIIG que na brochura de apresentação em inglês faz menção a esta "nova" possibilidade, " Narrow FM Capability", só que no Manual  do Utilizador é quase impossível  descobrir essa alteração. Também, nós nos vimos confrontados com esta  discrepância,  mas depois de um mail trocado com a marca no Japão, vimos as nossas duvidas esclarecidas. Assim, essa hipótese está contemplada na pagina 23 do Manual do Utilizador em Inglês na secção "Filter ON/OFF" aparecendo no Display um " N " indicativo da alteração. Consulte em : http://www.icom.co.jp/world/products/amateur/index.htm ( Manuals Download )


Estas informações só são possíveis de vos serem disponibilizadas graças á preciosa ajuda de todos, e nesta semana á a referenciar os colegas  Eduardo Almeida - CT1BYU e Silvio Leiria - CT1BPT , continuando nós a apelar para que  os dados que ainda não existem na tabela, ou estão errados, sejam por  vós corrigidos dando-nos a conhecer essas alterações rapidamente e depois de devidamente confirmadas.


         
                           73 de:
  ***************************************
     CT1FBF / João Alberto Costa 
     QRA-Locator : IM58kq                  
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37     
     E-mail : See in www.qrz.com              
     In Get Callsign " CT1FBF "      
     QSL Via: Bureau of PORTUGAL 
     or Eqsl: www.eqsl.cc                     
  ***************************************





Mais informações acerca da lista CLUSTER