ARLA/CLUSTER Repetidores Continentais de VHF e UHF e Noticias da Semana de 13 a 17/02/2006

João Gonçalves Costa joao.a.costa ctt.pt
Sexta-Feira, 17 de Fevereiro de 2006 - 17:43:21 WET


Prezados.

Repetidores Continentais de VHF e UHF:
Mantém-se a tabela referenciada nas semanas anteriores e que se encontra disponível no Grupo Yahoo radiofarol_repetidores em http://br.groups.yahoo.com/group/radiofarol_repetidores/files mediante inscrição prévia nos Grupos Yahoo ou directamente para o Moderador da Lista utilizando o e-mail :  radiofarol_repetidores-subscribe  yahoogrupos.com.br 

Foi nos enviado pela direcção da ARAL ,  Paulo Santos - CT1EWA,  o seguinte comunicado :

Repetidor da Serra dos Candeeiros em testes na frequência do RV52 e RV61.

Após terem sido detectadas interferências muito fortes na frequência do RV 49, nomeadamente para os colegas da zona mais interior do país,  a ANACOM autorizou a ARAL a efectuar testes durante os próximos 15  dias, nas frequências do RV 52 e RV61. 
Assim, iremos a partir de amanhã, sábado dia 11 iniciar os referidos testes, estes, começando pela frequência do RV61, 145.7625MHZ com tom de  74.4 . 
Aguardamos notícias sobre o mesmo.
73's 
CT1EWA 
Paulo Santos 

Ao que sabemos dos testes, tanto a alteração de frequências, como de tons, não foram conclusivos, em especial na frequência do RV 52, encontrando-se em avaliação pela ARAL, o funcionamento do seu repetidor. 
 
Noticias da Semana de 13 a 17/02/2006.

ANACOM - Por contactos tidos com a ANACOM o colega Carlos Mourato - CT4RK informou-nos que a partir do mês de Maio a entidade licenciadora vai começar a vistoria aos repetidores a nível nacional. Neste caso, á a salientar que os repetidores de VHF vão ter de estar adaptados a funcionar TANTO EM EMISSÃO COMO EM RECEPÇÃO com espaçamento entre canais de 12,5 KHz.  A ANACOM, têm recebido imensas queixas de Associações e radioamadores particulares, sobre o accionamento simultâneo e lateralmente á frequência fundamental, de diversos repetidores.
 
Sobre o mesmo assunto, já por diversas vezes alertamos os colegas que no actual panorama de repetidores em Portugal é ALTAMENTE recomendável que passem a utilizar o chamado FM Estreito (NARROW ) que permite um desvio de somente +- 2,5 KHz e NÃO, como até aqui, o FM Largo (WIDE) com +- 5 KHz de desvio,  no segmento dos repetidores. Compreendemos a magoa de muitos colegas, que possuindo equipamentos mais antigos se vem impossibilitados de facilmente fazerem esta alteração. No entanto, nada de isto é novo, pois desde 1993 que a IARU - Região 1,  fez repetida e insistentemente esta  recomendação, que não foi tida em conta por um n.º muito significativo de fabricantes.
 
Outra coisa, são os repetidores de VHF, que OBRIGATÓRIAMENTE vão ter de ser alterados, não só na EMISSÃO, como também, e principalmente, na RECEPÇÃO, sendo isto em alguns casos, um processo bastante  oneroso para as associações, mas com o n.º de repetidores que foi pedido o seu licenciamento não existe outra forma. 

Muitas das interferências registadas, têem, pensamos nós, origem nestes casos, de ainda a não adaptação, tanto por parte dos utilizadores, como por parte dos repetidores, a esta nova realidade. 

Quanto á existência de mais que um repetidor de VHF, na mesma frequência, com 15 canais efectivos, pois o RV63 só poderá ser utilizado em casos de serem acauteladas potenciais interferências no Serviço de Amador por Satélite, para 29 repetidores, é matematicamente impossível, como todos compreendem.

 Outra  noticia, vinda da ANACOM é que esta têm estado a ser  pressionada sobre o caso de associações que aquando da reunião com a entidade manifestaram o seu desejo de instalar repetidores, mas que infelizmente, até ao momento, não instalaram, ou não se sabe quando instalaram, qualquer destes dispositivos. 

Muitas outras associações, que neste momento até têm equipamentos disponíveis e associados nas respectivas áreas de cobertura, vêem-se assim impossibilitadas de instalar algo que seja, por reservas de frequências, que até ao momento, não são mais do que isso, RESERVAS. 

Esta situação e outras, não poderão ser mantida por muito mais tempo, pois desde Novembro da ano passado, que em alguns casos não se vê qualquer alteração, ou noutros casos, tudo está igual como anteriormente, no funcionamento ou não, de alguns repetidores. 

A Associação e o  responsável técnico da instalação, incorrem em incumprimentos legais, que iram ser penalizantes para ambas as partes. Pensamos que a ANACOM, tendo em linha de conta a precária situação financeira e disponibilidade das associação, têm sido suficientemente compreensiva e tolerante com estas situações, mas  por equidade de tratamento e justiça, não poderá manter por muito mais tempo esta postura.


ARR - Associação de Radioamadores do Ribatejo.
Foi nos informado que desde o dia 6 de Fevereiro já se encontra em pleno funcionamento o seu repetidor da Serra de S. Mamede em VHF no canal RV 53 com os seguintes dados:
LOCAL : Serra de S. Mamede;  CANAL : RV53;  Frequência TX :145.662,5 KHz;   Frequência RX : 145.062,5 Khz;  Tom : 123 Hz;  Potência PAR : 20 W;   Indicativo : CQ0VPG. O seu repetidor de UHF, RU700 com o Tom 67 Hz ainda se encontra em testes. O repetidor em processo de legalização pela associação da Serra D´Ossa, segue em Stand By, aguardando oficialização.

ARBA - Associação de Radioamadores da Beira Alta.
Segundo um QSO escutado no RV48 está quase completo o processo de actualização do seu parque de repetidores, prevendo-se ainda uma substancial melhoria no repetidor da Serra da Estrela, com substituição dos 30 mts de cabo coaxial normal por Helliax de 1" e ainda um aumento significativo da sua sensibilidade. Neste momento e com a alteração no seu local de instalação, a ARBA teve de utilizar esta situação de recurso, 30 mts de cabo coaxial normal, que é compartilhada pelos seus repetidor de VHF, UHF e 1.200 MHz no local.

ARLA - Associação de Radioamadores do Litoral Alentejano.
A associação solicitou através do seu responsável técnico Carlos Mourato - CT4RK á ANACOM um aumento de potência dos seus repetidores de VHF e UHF situados na Aldeia de Chãos - Santiago do Cacem. Segundo o Sr Eng. Carlos Antunes da ANACOM  " O pedido da ARLA vai ser levado em consideração e  vai ser oportunamente diferido ". Deste modo, vai ser possível aumentar a potência de ambos os repetidores de modo a ultrapassar algumas dificuldades. A ANACOM, está à espera que terminem os prazos dados às associações, para depois fazer uma fiscalização das situações existentes e deste modo avaliar os pedidos e reclamações pendentes. 

Estas informações só são possíveis de vos serem disponibilizadas graças á preciosa ajuda de todos, e nesta semana á a referenciar os colegas  Carlos Mourato - CT4RK, Jose Maria - EB4FVE, Eduardo Almeida - CT1BYU e Paulo Santos - CT1EWA , continuando nós a apelar para que  os dados que ainda não existem na tabela, ou estão errados, sejam por  vós corrigidos dando-nos a conhecer essas alterações rapidamente e depois de devidamente confirmadas. 


         
                           73 de:
  ***************************************
     CT1FBF / João Alberto Costa 
     QRA-Locator : IM58kq                  
     CQ Zone: 14  /  ITU Zone: 37     
     E-mail : See in www.qrz.com              
     In Get Callsign " CT1FBF "      
     QSL Via: Bureau of PORTUGAL 
     or Eqsl: www.eqsl.cc                     
  ***************************************


Mais informações acerca da lista CLUSTER