ARLA/CLUSTER: Fwd: Ciclo solar: boas expectativas

Carlos Mourato radiofarol gmail.com
Quinta-Feira, 28 de Dezembro de 2006 - 21:22:37 WET

Eu quero ver se o SSN chegar perto dos 200, e é possivel que sim, o que é
que vai acontecer ao "maravilhoso "sistema de BPL que está a alastrar como
um cancro pelos EUA. Tão mesmo a ver o sinal que coloca uma broadcasting com
35 megawatts em onda curta, com a propagação "rota". Até os fios electricos
abanam. la se vai a "maravilha do seculo" ahahahahaha! Conta o nosso colega
CT1ADT que uma vez na missa la na aldeia, a malha do fio do microfone
desligou-se acidentalmente e logo se começou a escutar a DW em onda curta no
amplificador da igreija!. Como estavamos numa altura de boa propagação.
imagino o sinal da DW para entrar no amplificador. O que acontecerá a essas
porcarias a que chamam PLC?
Ao que sei este ciclo 24 vai ser muito parecido, com o que antecedeu a
decada de 50. lembram-se que no tempo da 2ª guerra, a resistencia fazia
contactos internacionais em CW em onda curta, com emissores de 5 watts e
antenas interiores. Uma vez chegou-me às mãos os restos de um emissor
receptor desses. Tal equipamento era composto por 3 canais a cristal na
banda de 3 a 10 MHz e com um receptor de simples conversão de frequencia,
equipado com 5 valvulas e um emissor equipado com 2 valvulas. As valvulas
eram de aquecimento directo com 1,5 Volts de filamento, com excepção da de
saida que era de 5volts. Tudo montado numa maleta de madeira forrada a
aluminio por dentro, inclusive baterias de 1,5V, 6V, e 2x60V....Belos e
gloriosos tempos esses!

73 de CT4RK
feliz ano novo