ARLA/CLUSTER : FW: [rx-br] Antenas na janela ou varanda grande

Miguel Andrade ct1etl clix.pt

-----Mensagem original-----
De: rx-br  yahoogrupos.com.br [mailto:rx-br  yahoogrupos.com.br]Em nome de
Fabio Burlá
Enviada: quarta-feira, 26 de Abril de 2006 16:28
Para: rx-br  yahoogrupos.com.br
Assunto: [rx-br] Antenas na janela ou varanda grande

Olá a todos. No momento sou um praticante da radioescuta nas faixas
de radioamador, possuo COER mas ainda não consegui licenciar
estações e tirar meu indicativo na ANATEL ainda. Estou planejando a
compra de um rádio base dual band com fins de aprender sobre o APRS
e começar a utilizar antenas de maior porte, pois no momento só
tenho um HT com 2 antenas.

Moro em apartamento e minha família possui um outro apartamento no
interior, que tem uma varanda grande e fica no andar mais alto de um
pequeno prédio. Ainda não tenho intenções de tentar instalar uma
antena no topo do predio que moro, e gostaria de tentar utilizar
antenas de VHF, dual band e VHF direcional sem instalar elas de
forma fixa.

Pretendo construir uma dipolo de janela (fio de energia e cabo
coaxial) pra fins de aprender um pouco, pra testar na janela do
apartamento q moro. Mas pensei sobre a possibilidade de comprar uma
antena direcional e uma dual band pequena, pra usar na varanda deste
outro apartamento, que teria espaço pra armar uma antena
ou "encostar" uma direcional pra apontar nas direções possíveis.
Ainda não sei exatamente como faria mas pensei em construir suportes
de madeira e até mesmo usar cabos de vassoura pra servir como haste
da antena e depois prender dentro de alguma coisa que mantenha a
mesma em pé, como algum suporte de madeira ou até mesmo um tripé
como daquelas mesas de plástico que são usadas em quintais ou
piscina, geralmente tem um buraco no meio delas para um guarda sol
ser inserido.

Alguém tem alguma experiencia parecida ou poderia apontar quais as
dificuldades que essas antenas teriam para operar corretamente
nessas condições? Já vi fotos de antenas direcionais caseiras sendo
usadas em quintal, apontadas dessa forma (sendo encostadas em alguma
coisa), e achei que daria pra começar uma brincadeira antes de
sonhar com instalações fixas, rotores e afins.

Como eu comecei por baixo, tentando de todas as formas extrair o
maximo de um HT, fico imaginando que qualquer antena que eu colocar
nessa varanda já iria me proporcionar novidades, mas tenho receio de
não conseguir escutar nada ou ter alguma interferencia, por não
estar colocando a antena direto no ar livre (a varanda tem um teto,
não é totalmente aberta embora seu teto seja bem alto e é
relativamente espaçosa).

COLABORE, MAS NÃO ENVIE MENSAGENS QUE FUJAM AO TEMA DA LISTA (RECEPTORES E
ANTENAS)

Links do Yahoo! Grupos