ARLA/CLUSTER : FW: [radiofarol_repetidores] Re: Qual a melhores antenas para osrepetidores....?

Miguel Andrade ct1etl clix.pt

-----Mensagem original-----
De: radiofarol_repetidores  yahoogrupos.com.br
[mailto:radiofarol_repetidores  yahoogrupos.com.br]Em nome de Carlos
Enviada: quarta-feira, 26 de Abril de 2006 0:13
Para: radiofarol_repetidores  yahoogrupos.com.br
Assunto: [radiofarol_repetidores] Re: Qual a melhores antenas para
osrepetidores....?

-Carissimos colegas

O Silvio já disse tudo. Essa famosa antena de 1/4 de onda com  mais
uma bobine feita com 2m de fio enrolados com 49 cm de comprimento e
mais 1/2 ou 5/8 em cima é realmente um espectaculo. Foi a melhor
antena omnidirecional que eu já fiz e testei. Usou-se muito nos
repetidores à uns anos atrás e nunca fez má figura. Eu cheguei a
fazer o mesmo tipo para UHF dividindo por 3 as medidas e os
resultados foram estupendos em UHF. Para mim essa é a antena de
eleição para os "relógios" embora monobanda. Mas nada impede de se
colocar um diplexer (atenção que duplexer é pra juntar um emissor e
um receptor na mesma antena como as cavidades resonantes ou os
duplexers da procom)e com a mesma baixada alimentar 2 antenas
diferentes. Infelizmente com a aparição de tantas antenas multibanda,
que por vezes apresentam um ganho duvidoso, as antenas de construção
caseira passaram à historia, apesar de terem na maioria dos casos um
desempenho bem melhor. Reparem que quase sempre, o ganho vem em dBs,
mas esses dBs são dBis, o que representa em termos de dBds um
acrescescimo de 2,7 dB, sou seja: Uma antena que traga escrito que
tem um ganho de 5,4dB, é melhor acreditar que tem apenas 2,7 dBds que
é o valor que entra no calculo da PAR. Outro dia um colega deu-me uma
antena da PROCOM, daquelas que se usavam nos telebips que funcionava
em 150 a 170 MHz...Fiquei admirado como é que um "calhamaço" daqueles
com 2m e tal de comprimento só tinha 2,3 dBs de ganho. Pois tá
claro...Os profissionais tem que apresentar valores concretos e não
tretas de dBs comerciais. Esta antena vai ser transformada numa
daquelas que falamos no inicio deste texto, tirando-lhe o "miolo",
aproveitando o radom (tubo de proteção em fibra), e colocando-lhe 4
radiais de 49 cm. Uma outra antena, simples e que funciona muito bem
em repetidores é um simples dipolo de meia onda na vertical,
alimentado com um gamamatch para produzir devido ao perfeito
casamento da linha não balanceada com o dipolo tambem ele não
balanceado, um diagrama de radiação o mais omnidirecional possivel e
limpo de lóbulos secundários. As antenas compostas de empilhamentos
de dipolos ou outros elementos radiantes, tendem a ser direcionais e
só se devem usar em casos determinados em que se queira favorecer
mais algumas zonas. Voltando às antenas multibandas, deve-se ter
muita atenção aos elementos reactivos das mesmas, (bobines e
condensadores)pois representam perdas adicionais ao ganho calculado,
e nunca é mencionado em lado algum. As antenas para varias bandas são
ricas em "lumped elements" para as diversas bandas e normalmente,
piorando quando se usa potencia alta, devido ao aquecimento desses
elementos, apresentam perdas que podem chegar a 3 ou mais dBs e que
por vezes deitam abaixo por completo qualquer rendimento esperado de
uma antena, alem de apresentarem diagramas de radiação longe de serem
omnidirecionais.
Noutro dia continuamos este tema pois muito existe para escrever
sobre antenas. Para terminar por agora, não se esqueçam que o cabo
deve ser a "mangueira" mais grossa que se arranjar e no minimo de
dieléctrico FOAM, se não se arranjar semi air...Não usem o RG213 em
baixadas de 50 m por favor!!!!

73 from CT4RK
Carlos Mourato

)-- Em radiofarol_repetidores  yahoogrupos.com.br, Sílvio Leiria
<silvioleiria  n...> escreveu

> [...]
esta
> antena era um desastre em locais como Montejunto, embora exectuada
com
> extrema resistência física era muito raro que alguma delas
conseguisse
> resistir a mais do que um Inverno, mas que era excelente enquanto
durasse lá
> isso era!
>
> - depois apareceram as dual-banda e as tri-banda, e aí foram
ensaiadas:
>     -a X7000, tri-banda, embora já fosse expectável (a desilusão)
pelas suas
> características, esta antena conseguia sinais estrondosos a 400 kms
e mais,
> mas em locais mais próximos do repetidor a cobertura era muito
oscilante.
> Óbviamente que o "angulo de radiação" muito alto e o "ganho elevado"
> propiciava esta situação, e isto tanto se aplicava a VHF como a
UHF. Em
> [...]
no "recrutamento"
> de "mão de obra barata" para poder manter em funcionamento os
repetidores
> que servem a comunidade radioamadorística a título gracioso. Por
isso a
> partir de um certo momento só aposto em antenas que não dão
problemas e que
> garantam bom desempenho, montagem simples e grande durabilidade.
>
> Provávelmente, acharão que simplifiquei de mais as considerações
mas quem me
> conhece sabe que sou uma pessoa muito prática, farto de subir e

Gonçalves
> [...]
> repetidores....?
>

>   Prezados.
>
>   Na tentativa de dinamizar a Lista proponho um tópico para
discussão,
>   na vossa opinião qual será a melhor antena a aplicar num
>   repetidor....?
>
>   Será que a famosa x-510n é uma boa opção..?(existem associações em
>   Portugal que compram á dúzia)
>
>   Será que a utilização de antenas monobanda, não será melhor opção
>   acopladas na torres com Diplexes...?
>
>   O que acham das antenas J ou das Isopole aplicada aos
repetidores...?

>   E vários dipolos enfazados...?
>

>   Eu tenho a minha opinião, mas antes de expressa-la gostaria de
ouvir
>   a vossa.
>
>   João Costa
>   CT1FBF
>   Moderador Convidado
>

>   Todos os documentos disponiveis neste site se destinam
exclusivamente a
> [...]
> autorizado, por escrito, pelos respectivos autores.
>

>         Yahoo! Grupos, um serviço oferecido por:
>               PUBLICIDADE

>     c.. O uso que você faz do Yahoo! Grupos está sujeito aos Termos
do
> Serviço do Yahoo!.

Todos os documentos disponiveis neste site se destinam exclusivamente a fins
informativos e pessoais, e não comerciais.

É expressamente proibida a utilização de tais materiais para quaisquer
outros fins, devendo qualquer tipo de utilização diverso ser previamente
autorizado, por escrito, pelos respectivos autores.

Links do Yahoo! Grupos